Postagens Popular

Postado Por: Unknown 15 de mar. de 2013


E pra começar chutando a porta da taverna com um Dropkick, falaremos sobre um assunto de divide opiniões – D&D Next.                                         
O D&D Next ou D&D 5ª edição já está em playtest e promete bastante (será?). Assim como a 4ª Edição muitos players old school não foram muito receptivos com o novo sistema, e com o D&D Next não é diferente. Fãs não gostam quando mechem muito em algo que gostam e acabam por tomar decisões precipitadas sobre como irá ficar o resultado final.

Mas afinal é D&D 5.0 ou D&D 3.90?

De fato a nova edição do Dungeon and Dragons é muito mais parecido com a 3ª Edição, mas isso não faz dele um 3.90 já que possui muitas características únicas.

O que permaneceu?

As velhas listas de magias que deixaram de existir na 4ª edição estão de volta na 5ª.
O pequeno diferencial dessa lista são as magias de nível 0 para clérigos que até então não existiam.

E o movimento voltou a ser medido em feets (ou metros), mas para os jogadores da 4ª edição não se entristecerem os valores são facilmente convertidos em quadrados sendo 5 feets = um quadrado ou um metro e meio.

Então oque mudou?

A mudança mais notável à primeira vista é a inexistência das defesas secundarias (Fortitude, Reflexos e Vontade), nesse novo sistema os efeitos e ataques que antes atingia essas defesas agora atinge diretamente em um atributo à qual ela é relacionada, decidindo assim o acerto por meio de testes resistidos contra tal atributo.

Isso quer dizer que todos os ataques serão direcionados para a CA?

Sim e não, ataques mágicos quase sempre necessitarão de saves de atributo para serem resistidos, ataques físicos como o de algumas armadilhas precisarão também destes testes e efeitos como congelado, envenenado, imobilizado dispensa comentários.

Outra mudança visível é a inexistência de pericias na ficha de personagem (como assim? Agora os ladinos são os lixos do jogo mimimiimi), se acalme pequeno gafanhoto. As perícias ainda existem, mas elas não mais visíveis na ficha como uma tabela (que por sinal ocupava muito espaço), as jogadas de perícia agora são jogadas apenas com o atributo chave e as pericias que você irá marcar na ficha são apenas as que você tenha treinado. Ao ser treinado você ganha vantagem (que explicarei melhor a seguir).

As Tabelas de progressão por nível estão de volta, para o terror de alguns e indiferença de outros.  Diferentemente das tabelas das edições 3.x esta segue o conceito da 4ª edição de abolir o BBA (Bônus Base de Ataque).

Esta nova tabela vem com caracteríscas novas e uma delas é o martial damage dice (exceto para wizard) que concede bônus no dano ou efeitos.

Vantagem e Desvantagem

Quem não gosta daquele bônus de +2 nas rolagens de ataque contra aquele inimigo chato? E quem não odeia aquela penalidade de -2 naquele teste de vida ou morte. Então para alegria de uns e tristeza de outros essa regra foi mudada na nova edição (pra que!!! Me diz). O novo sistema de vantagem e desvantagem ficou teoricamente mais simples, o jogador joga dois d20 quando estiver em posição de vantagem ou desvantagem, no caso da vantagem você escolhe o maior valor entre os dois dados e fica com ele, já na desvantagem você deve ficar com o menor valor entra ambos.
Caso você não tenha vantagem ou desvantagem você joga apenas um dado e torcer para vir um bom resultado.

Combate

O sistema contém além das características básicas de combate do D&D uma série de novas (ou não tão novas assim) ações de combate.

O “Desarme” é uma dessas novas ações, basicamente é uma ação onde você pode desarmar seu oponente sem um zilhão de jogadas diferentes.

E o “Disengage” (shift da 4ª edição+) é a ação de movimento seguro onde você se movimenta pouco (10 feets), mas este movimento não provoca ataques de oportunidade.

Backgrounds

Os backgrounds estão muito mais ativos no D&D Next, A partir deles é que você associa suas pericias treinadas, o material já vem com Backgrounds prontos, mas é perfeitamente possível montar seu próprio background com o DM associando essas pericias. Por exemplo, o personagem viveu muito tempo sozinho na floresta desde pequeno, o DM pode associar a pericia “sobrevievncia” à lista de pericias treinadas do personagem.

Maneuvers

As Maneuvers ou manobras no português são oque restou dos powers da 4ª edição.
Elas são uma espécie de técnicas que o personagem possui, um exemplo de manobra é a “avoadora losango-invertido chute arreganhante” comumente usada por monges.

Talentos

(#partiu) Essa foi a parte mais triste do novo sistema, os talentos não desapareceram exatamente, mas foram praticamente dizimados, agora eles são decididos pelas especialidades.
E oque são as especialidades? As especialidades é uma espécie de trilha de talentos que o personagem segue. Existem especialidades pré-definidas que o jogo te dá e que facilita bastante a vida de jogadores novatos que nunca tiveram contato com o jogo antes.  mas nada impede que você crie sua própria trilha, já que a opção de ter uma é opcional. 
Um exemplo de especialidade é o espreitador, que tem sua trilha de talentos voltada para o abate rápido de inimigos, como por exemplo, iniciativa aprimorada, first strike (você ganha vantagem nos ataques contra criaturas que ainda não tenha agido no encontro), emboscada e convert strike (que te permite ganhar uma ação de movimento extra e um teste de furtividade caso deixe uma criatura com 0 pontos de vida ou menos.)



Então é isso galera, essa foi apenas uma visão geral do que a WoC tem pra gente com a nova edição do D&D, lembrando que ele ainda está na faze beta e que muitas coisas podem mudar com o tempo.
Espero que tenham gostado e comentem!

Deixe uma Resposta

- Copyright © 2013 Retro 151 - Traduzido Por: Cronologia BoardGame